sexta-feira, 20 de abril de 2007

Participação

Podemos perceber que existem diversas técnicas de como devemos conduzir os processos de participação social, a participação no projeto político pedagógico deve ter a presença da sociedade escolar, pais, professores, alunos, equipe diretiva para que sejam definidas os objetivos dessa comunidade. Essa escolha pode ser feita através da técnica da tarjeta onde são distribuídos fichas e nestas são feitas perguntas e após serem respondidas pela comunidade são expostas e votadas pela maioria, neste processo existe um acompanhamento com ata onde são documentadas as ações e as escolhas feitas neste plenário.
Outra técnica utilizada é a de distribuição de perguntas em pequenos grupos e estas após respondidas e discutidas por este pequeno grupo são lançadas em discussão ao grande grupo, as conclusões são expostas, e votadas, todo o processo também é registrado em ata.
No primeiro dia de aula com a Professora Rosa Ramirez ela nos colocou que o professor tem nas mãos a possibilidade de construção de algo novo e positivo com seu aluno, quanto pode destruir o que ele traz consigo, sem reconstruir positivamente e ainda nos deu um exemplo de um aluno que quando fez uma pergunta, que para muitos parecia banal e por isso foi zombado pelos colegas e não contando com o apoio de sua professora, e o que é pior ela participou desta situação rindo com os demais alunos; este aluno hoje na Universidade relatou que durante todo o seu período escolar e até os dias de hoje procura não fazer perguntas nem esclarecer suas dúvidas em sala de aula.
O educador é educador sempre, tanto em situações que julga de extrema importância quanto naquelas que para ele não fazem sentido, afinal, ser educador não é ser como matemático ou químico, ele não lida com números ou fórmulas e sim pessoas e sentimentos, e muitas vezes não nos magoamos somente em momentos críticos mas também no dia a dia. O professor pode fazer ou não seus alunos mais "felizes" ou motivados.