sexta-feira, 20 de abril de 2007

A linguagem do professor

O professor deve ter uma linguagem adequada a todos os ambientes onde se encontra, fazendo-se entender por todos, sendo claro e coerentes nas suas colocações.
Existem três modelos pedagógicos que se destacaram:

Apriorismo que compreende que o aluno já vem pronto, contendo todos os conhecimentos, que basta que o professor propicie o ambiente adequado para o insight, o aluno desenvolve seu conhecimento sozinho e o erro acontece por que ainda não está pronto, mas quando ele estiver, vai aprender. Essa relação se dá do sujeito ---> meio.

Empirismo onde o aluno é visto como tábula rasa, nada tem, nada pode contribuir, é um livro em branco onde o professor escreve. O professor fala e o aluno escuta, o professor é detentor de todo o conhecimento, se ele erra, este erro geralmente é consertado através de repetições intermináveis, pois o erro é excretado. Essa relação se dá do meio ---> sujeito

Construtivismo onde o professor neste caso é um mediador do conhecimento, ele problematiza e constrói com seu aluno o conhecimento através das relações de troca e o erro é a hipótese ou sinalizador para o futuro acerto. Então, o professor deve saber o que espera de seu aluno ou que tipo de pessoa quer que ele seja, um depósito de informações que logo serão esquecidas por não terem relações com lógicas vividas por ele ( empirismo), ou então aquele que é complacente, que prefere acreditar que a sua aula está dada, ele ensinou, porém, não aprendeu quem não quis, ou quem ainda não estava no seu tempo ( apriorismo), ou pode ser aquele que luta com o seu aluno para que ele aprenda a pensar, que construa e desenvolva seus pensamentos e sua ação cognitiva, preparando não para sala de aula como se fosse um mundo à parte, mas para a vida.

Percebemos também que cada modelo tem sua contribuição e basta que absorvamos e conciliamos o que há de melhor nelas em cada momento, pois, cada indivíduo possui o seu próprio tempo, porém devemos auxiliar neste processo de desenvolvimento. Existem aprendizagens que obtemos realmente pela prática, como por exemplo quando estamos dirigindo um carro, onde fizemos o processo automaticamente.