sexta-feira, 22 de junho de 2007

O desenvolvimento da aprendizagem com uma abordagem autor soviético Lev Semenovich Vigotski

Vigotski nasceu em 1896, na Bielo-Rus, e faleceu prematuramente aos 37 anos de idade.Vigotski foi um dos teóricos que buscou uma alternativa dentro do materialismo dialético para o conflito entre as concepções idealistas e mecanicista na psicologia.Um pressuposto básico da obra de Vigotski é que as origens das formas superiores de comportamento consciente, pensamento, memória, atenção voluntária, etc, formas essas que diferenciam o homem dos outros animais devem ser achadas nas relações sociais que o homem mantém. Mas Vigotski não via o homem como ser passivo, conseqüência dessas relações.Entendia o homem como ser ativo, que age sobre o mundo, sempre em relações sociais, e transforma essas ações para que constituam o funcionamento de um plano interno.
A visão do Desenvolvimento Infantil
O desenvolvimento infantil é visto a partir de três aspectos: instrumental, cultural e histórico." O aspecto instrumental refere-se à natureza basicamente mediadora das funções psicológicas complexas. Não apenas respondemos aos estímulos apresentados no ambiente, mas o alteramos e usamos sua modificações como um instrumentos de nosso comportamento.Exemplo disso é o costume popular de amarrar um barbante no dedo para lembrar algo.O estimulo, o laço no dedo, objetivamente significa apenas que o dedo está amarrado.Ele adquire sentido, por sua função mediadora, fazendo-nos lembrar algo importante. " O aspecto cultural da teoria envolve os meios socialmente estruturados pelos quais a sociedade organiza os tipos de tarefa que a criança em crescimento enfrenta, e os tipos de instrumento, tanto mentais como físicos, de que a criança pequena dispõe para dominar aquelas tarefa.Um dos instrumentos básicos criados pela humanidade é a linguagem e sua relação com o pensamento." O aspecto histórico, funde-se com o cultural, póis os instrumentos que o homem usa, para dominar seu ambiente e seu próprio comportamento, foram criados e modificados ao longo da historia social da civilização. Os instrumentos culturais expandiram os poderes do homem e estruturaram seu pensamento, de maneira que, se não tivéssemos desenvolvido a linguagem escritas e a aritmética, por exemplo, não possuiríamos hoje a organização dos processos superiores que possuímos.Assim pra Vigotski, a historia da sociedade e o desenvolvimento do homem caminham juntos e mais do que isso, estão de tal forma intricados, que um não seria o que é sem o outro.Com essa perspectiva, é que Vigotski estudou o desenvolvimento infantil.As crianças, desde do nascimento, estão em constante interação com os adultos, que ativamente procuram incorpora-las a sua relações e sua cultura.No inicio, as respostas das crianças são dominadas por processos naturais, especialmente aqueles proporcionados pela a herança biológica.È através da mediação dos adultos que os processos psicológicos mais complexos tomam forma.Inicialmente, esses processos são interpsiquicos (partilhadas entre pessoas ), isto é só podem funcionar durante a interação das crianças com os adultos.Á medida que a criança cresce, os processos acabam por ser executados dentro das próprias crianças, intrapsiquicos.É através desta interiorização dos meios de operação das informações, meios estes historicamente determinados e culturalmente organizados, que a natureza social das pessoas tornou-se igualmente sua natureza psicológica.
Desenvovimento Aprendizagem Aprendizagem provoca o desenvolvimento Vigotski e PiagetVygotsky, teve contato com a obra de Piaget e, embora teça elogios a ela em muitos aspectos, também a critica, por considerar que Piaget não deu a devida importância à situação social e ao meio. Ambos atribuem grande importância ao organismo ativo, mas Vygotsky destaca o papel do contexto histórico e cultural nos processos de desenvolvimento e aprendizagem, sendo chamado de socio-interacionista, e não apenas de interacionista como Piaget.Piaget coloca ênfase nos aspectos estruturais e nas leis de caráter universal ( de origem biológica) do desenvolvimento, enquanto Vygotsky destaca as contribuições da cultura, da interação social e a dimensão histórica do desenvolvimento mental.Piaget coloca ênfase nos aspectos estruturais e nas leis de caráter universal ( de origem biológica) do desenvolvimento, enquanto Vygotsky destaca as contribuições da cultura, da interação social e a dimensão histórica do desenvolvimento mental.Mas, ambos são construtivistas em suas concepções do desenvolvimento intelectual. Ou seja, sustentam que a inteligência é construída a partir das relações recíprocas do homem com o meio.Indisciplina!
A maioria dos problemas enfrentados na escola atual,é a indisciplina que está presente em qualquer faixa etária e em qualquer classe social, sendo considerados por educadores como uma das maiores preocupações educacionais."É certo, pois, que grande parte dos problemas que enfrentamos em sala de aula como categoria profissional, inclusive no interior da sala de aula, parece ter relação imediata com essa lastimável falta de credibilidade da intervenção escolar e, por extensão, da atuação do educador. Além disso, se a imagem social da escola está ameaçada, algo de ameaçador está acontecendo também na idéia de cidadania no Brasil, uma vez que não há cidadania sustentável sem escola".( texto de Julio Groppa Aquino )Esse parágrafo do texto Indisciplina e a escola atual de Julio Aquino,contendo no parágrafo um explicador dos problemas que estão acontecendo na sala de aula e na importância da intervenção escolar de tal situação e a preocupação do momento que a escola do nosso país está vivenciando, pois este texto de Julio, ele relata a importância que a escola têm na sociedade e que sem escola tudo ficará pior, sem sentido, não formando verdadeiros cidadões. Os educadores estão vivenciando a indisciplina no dia-a-dia de uma sala de aula, sendo que esse problema ocorre deste das mais pequenas situações até as maiores e constrangedoras situações rotineiras de uma escola, como por exemplo:...pediu a aluna que se retirasse da quadra pois não era a aula da sua sala e a mesma estava atrapalhando a aula.A aluna mandou a professora caga...Essa é uma situação de suspensão de um aluno pois está desrespeitando o educador que está cumprindo o seu trabalho, essa e outras mais situações está cada vez mais presente na escola e aí fica uma pergunta porque está ocorrendo problemas num local onde deveria haver principalmente respeito tanto de professores com alunos como alunos com professores, deveria ser uma troca de conhecimentos? por que tanta rivalidade de alunos com professores? quando começou ocorrer esses problemas? existem muitas perguntas sobre essa questão a indisciplina envolvi e desperta muitos fatores que podem resultar dela, pois o professor deve saber utilizar sua ação pedagógica para poder tentar minimizar esse problema.
A indisciplina em relação a teoria de Vigostki
" o aluno de hoje em dia é menos respeitador do que o aluno de antes, e que, na verdade, a escola atual teria se tornado muito permissiva, em construção ao rigor e à qualidade daquela educação de antigamente."( A indisciplina e a escola atual de Juilo Aquino ).Nesse parágrafo está afirmando a diferença da escola atual com a escola de antigamente, ou seja na mudanças que ocorrem nas escolas as duas décadas atrás, como se a indisciplina refletisse na maneira que a escola exercia sua ação pedagógica, ou seja mudanças que ocorreram nesse tempo, tanto na educação como sócio- político.No parágrafo a seguir refere-se um pouco de uma lembrança de como funcionava a escola antigamente e as mudanças, e como está recentemente....."Eram elas escolas militares ou religiosas, e algumas poucas leigas, que atendiam uma parcela muito reduzida da população. Perguntemo-nos, por exemplo, se ambos nossos pais tiveram escolaridade completa de oito anos.Lembremo-nos então de nossos avós, se eles sequer chegaram a freqüentar escolas!Quanto mais recuarmos no tempo, mais veremos como escola sempre foi um artigo precioso, difícil de encontrar no varejo social.Todos se lembram, ou pelo menos já ouviram falar, dos exames de admissão e, portanto, dos níveis "primário" e "ginasial". Pois é, esse é um bom exemplo de como leis tais escolas de excelência do passado eram fundamentalmente segregacionistas e elitistas. Atendendo uma parcela pequena e já privilegiada da população.o exame de admissão representa o que hoje conhecemos como o vestibular para as universidades públicas, já na passagem do primário para o ginásio.Inclusive, vale lembrar que a partir do inicio dos anos 70 o primário e o ginasial deixaram de existir, dando lugar ao "primeiro grau"( e mais recentemente o ensino fundamental ), agora com oitos consecutivos".( Indisciplinas na escola atual ).Sendo hoje a maior preocupação dos educadores e que as crianças permaneçam na escola, a escola atual está sendo refletida na situação que a nossa sociedade vivencia, ou seja " as crianças de hoje em dia não têm limites, não reconhecem a autoridade, não respeitam regras, a responsabilidade por isso é dos pais, que teriam se tornado muito permissos", sendo "a déficit moral" é como um explicativa da indisciplina, essa é umas mudanças mais evidente da escola atual,da antigamente as escola era na maioria militares com regras a serem respeitadas se não ocorriam punição e a indisciplina acontecia em casos raros, pois os alunos viviam em constante medo do professor no qual deveriam obedecer e respeitar em todas situações diferente do que acontece hoje nas escola a indisciplina está presente na rotina do professor, sendo porque a escola está mais permissiva refletindo isso no comportamento dos alunos, isso nos faz lembra da tória de Vigotski que faz essa relação interacionista do sujeito com o meio.Para Vigotski o professor tem o papel explícito de interferir no processo, diferentemente de situações informais nas quais a criança aprende por imersão em um ambiente cultural. Portanto, é papel do docente provocar avanços nos alunos e isso se torna possível com sua interferência na zona proximal.Como fator relevante para a educação, decorrente das interpretações das teorias de Vygotsky, a importância da atuação dos outros membros do grupo social na mediação entre a cultura e o indivíduo, pois uma intervenção deliberada desses membros da cultura, nessa perspectiva, é essencial no processo de desenvolvimento. Os processos pedagógicos como intencionais, deliberados, sendo o objeto dessa intervenção : a construção de conceitos.O aluno não é tão somente o sujeito da aprendizagem, mas, aquele que aprende junto ao outro o que o seu grupo social produz, tal como: valores, linguagem e o próprio conhecimento.A formação de conceitos espontâneos ou cotidianos desenvolvidos no decorrer das interações sociais, diferenciam-se dos conceitos científicos adquiridos pelo ensino, parte de um sistema organizado de conhecimentos. A aprendizagem é fundamental ao desenvolvimento dos processos internos na interação com outras pessoas.Ao observar a zona proximal, o educador pode orientar o aprendizado no sentido de adiantar o desenvolvimento potencial de uma criança, tornando-o real. Nesse ínterim, o ensino deve passar do grupo para o indivíduo. Em outras palavras, o ambiente influenciaria a internalização das atividades cognitivas no indivíduo, de modo que, o aprendizado gere o desenvolvimento. Portanto, o desenvolvimento mental só pode realizar-se por intermédio do aprendizado, sendo a indisciplina acorrerá também depende da forma pelo qual o professor exercerá sua ação pedagógica " nesse contexto, o professor é muito mais um mediador, diante do aluno que é o sujeito do sua própria formação.O aluno precisa construir e reconstruir conhecimento a partir do que faz.Para isso o professor também precisa ser curioso, buscar sentido para o que faz e apontar novos organizador do conhecimento e principalmente da aprendizagem" impedindo assim o acontecimentos diários da indisciplina.