terça-feira, 26 de junho de 2007

Informática Educativa

Além de aprendermos quais os processos mais adequados para proporcionar a aprendizagem qualitativa do aluno, tivemos uma ótima experiência com a palestra que nos mostrou como agirmos com crianças portadoras de necessidades especiais deixando claro a diferença entre deficiência que é algo que não há cura, então a criança se adapta para conviver com ela, e doença que geralmente tem cura.
Quebramos muitos tabus relacionados a fragilidade ou visão de impotência que muitas pessoas acreditam que essas crianças tem.
Alguns tópicos nos chamaram atenção:

Devemos sempre perguntar se a pessoa com necessidade especial precisa ou quer ajuda, não devemos invadir a privacidade dela lhe roubando a autonomia quase forçando-a a ser ajudado.
Devemos respeitar a cadeira do cadeirante como extensão do seu corpo.
Uma curiosidade é que a línguagem em libras é em sentido literal e não existe sentido figurado.

Enfim, a palestra foi muito produtiva. Lemos no decorrer do semestre diversos textos sobre D.P.A. que são crianças com dificuldade no processo de aprendizagem inclusive fizemos um trabalho que foi uma paródia de videokê falando sobre o assunto. A turma foi dividida em grupos, cada grupo fez uma música e foi apresentado para o grande grupo. De todas as musicas, foi escolhida duas para abrir a mostra pedagógica.