terça-feira, 26 de junho de 2007

Alguns conceitos construídos dialogicamente ao longo do semestre

Educação: processo contínuo e dinâmico de construção do conhecimento onde a criança é um sujeito de direitos e escolhas como (brincar, estudar, experimentar, ter saúde, assistência, etc) e que a sociedade, meio social "locus" de existência e de vivência de relações pessoais seja um veículo de apoio para o ensino aprendizagem: processos de vivencias e trocas de saberes diversos.
Inclusão: processo de sensibilização para convivência com as diferenças (sociais) raciais, PPNE's , de gênero, faixa etária, condição sexual etc. O aluni o agente construtor de seu conhecimento com a intervenção de professor problematizador mediador na construção de sua aprendizagem.
Escola: é o espaço onde socialmente se usa o desenvolvimento integral da criança ( social e cognitivo) a partir de um processo de educação continuada onde este processo de educação continuada onde este processo de ensino aprendizagem é o processo que garante o desenvolvimento individual e as relações inter-pessoais contribuirão para a convivência desse sujeito na sociedade que está inserido, esta sociedade de diferentese de diferencas que constituem sua maior riqueza.